PREFEITURA MUNICIPAL JAERDIM DE
PIRANHAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E
CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE NAZARETH
RUA: ANA DE BARROS, Nº 161 – BAIRRO:
SÃO JOSÉ.
PROJETO JUNINO
TEMA: FESTAS JUNINAS
TÍTULO: “FESTANÇA NA
ROÇA”
JARDIM
DE PIRANHAS-RN
JUNHO-2016
Sumário
- Identificação
- Justificativa
- Objetivos
3.1
Geral
3.2
Específicos
- Metodologia
- Produção final
- Culminância
- Proposta Metodológica
- Recursos Materiais
- Avaliação
- Anexos
1 IDENTIFICAÇÃO
Temática: Festas Juninas
Tempo de duração: 20
dias
Áreas envolvidas: Língua
Portuguesa, História, Geografia, Ensino Religioso, Cultura e Ciências.
Público Alvo: alunos da
Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
2-
JUSTIFICATIVA
O referido projeto tem como finalidade
resgatar a cultura popular, costumes, danças, comidas típicas da região,
procurando conhecer melhor tradições que perpetuam o contexto escolar e social
da nossa região.
Viva São João! Com ele as festas juninas com toda a sua alegria; tão
relevantes para o nosso povo, em especial, os cidadãos que aqui residem.
Marcado por inúmeras comemorações, o período junino não fica distante da
escola, adentra por meio das ações/atitudes dos alunos e demais sujeitos.
Todos se envolvem, pois culturalmente falando, o São João é o período festivo
que envolve as famílias, as pessoas, as músicas, danças, tradições
alimentares atrelados aos cenários caseiros e das comunidades dão o colorido da
festa. Logo, a Escola Municipal Maria de Nazareth não se torna diferente! Cabem a
mesma validar esta cultura, envolvendo a didática e o entretenimento.
3-
OBJETIVOS
3.1 Geral
- Validar as tradições culturais, através da temática – festejos juninos, integrando estas ao currículo escolar.
3.2 Específicos
- Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
- Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
- Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
- Valorizar a cultura local da nossa região;
- Reconhecer a importância das comidas regionais;
- Incentivar a leitura e a escrita;
- Identificar os símbolos juninos e seus significados;
- Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e os perigos causados pelos fogos e balões;
4-
METODOLOGIA
Conversa informal, textos
informativos, origem dos festejos juninos, santos festejados, danças, músicas,
quadrinhas, pesquisas, receitas, desenhos, construção de murais, ensaios de
quadrilhas, produção textual, festa junina.
5- PRODUTO FINAL
Ao término do projeto,
na culminância, apresentar os livros de receitas, painéis, quadros
comparativos, danças apresentação de quadrilhas juninas e vendas de comidas
típicas para a comunidade educativa.
6- CULMINÂNCIA
As ações
culminarão no “Arraiá Maria Chapéu de Palha!”
7- PROPOSTAS METODOLÓGICAS
As
propostas metodológicas, desenvolvidas sob as orientações dos professores de
modo articulado, possibilitarão a execução de atividades individual e em
grupos. Pensando nisto, lançamos as seguintes Sugestões
de Sequências Didáticas aos professores:
Língua Portuguesa:
- Realizar uma aula sobre textos instrucionais; Depois propor a exploração de textos instrucionais apresentando receitas juninas; Orientar aos alunos, estes deverão montar um Caderno de Receitas Juninas. (4º e 5º Ano).
- Propor a realização da pesquisa sobre palavras que se referem as festas juninas; ensinar aos alunos a usarem o Dicionário; Os alunos deverão montar um Vocabulário Junino.
- Organizar a realização de um Ditado Ortográfico cujo tema seja as festas juninas.
- Propor produções textuais com personagens juninos, a saber, textos teatrais para fins do Casório. (3º ano).
Matemática:
- Propor situações problemas com a temática junina: Por exemplo, custos para fazer uma determinada receita, para a realização de uma pequena festa; Ir aos mercados locais para pesquisa de preço. (2º Ano).
- Orientar a construção de gráficos com a temática citada, a saber, propondo pesquisa – quantas pessoas gostam de festas juninas? Pesquisar pessoas da comunidade/familiares. (1º Ano).
História:
- Sugerir a realização de pesquisas na internet e em outros suportes textuais acerca da origem das festas juninas; Exposição em painel do resumo do conteúdo pesquisado (atividade em grupo)
- Instigar a pesquisa e análise de imagens numa perspectiva histórica que assinalem as diferenças entre as épocas e interferências ocorridas nas realizações das festas juninas, tendo como universo, o município de Nova Soure; Utilizar legendas nas fotos; Construir uma linha do tempo.
Geografia:
- Pesquisar sobre as comemorações juninas nos estados brasileiros, montando um painel ou quadro comparativo das características comuns e distintas;
Religião:
- Pesquisar acerca da história dos principais santos vinculados ao período junino: Antônio, João e Pedro; apresentar as suas histórias através de História em Quadrinho, feita em grupo;
- Propor a produção dos chamados Santinhos com as orações dos Santos citados.
Artes:
- Realizar uma aula expositiva sobre as traduções juninas brasileiras; Solicitar aos alunos pesquisa a respeito das características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado, quadrilha, incluindo as questões estéticas; Expor os resultado das pesquisas através de slide;
- Sugerir a criação de cenários artísticos para as apresentações decoração da escola, bem como, a procura de figurinos;
Educação Física:
- Exibição de vídeos com os tipos de ritmos juninos;
- Mediar os ensaios dos alunos, respeitando a pesquisa e as características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado.
- Distribuir os grupos de danças por turma/turno, posteriormente, realizar as apresentações na culminância do projeto.
Ciências:
- Articular pesquisas sobre os índices calóricos das receitas juninas, produzir texto a respeito;
- Listar atividades físicas para combater os excessos das comidas nas festas juninas;
- Realizar algumas oficinas com algumas receitas;
- Propor que os alunos inspirados nas receitas juninas, sugestões/elaborem outras mais saudáveis.
8- RECURSOS MATERIAIS
Para o desenvolvimento do projeto será preciso: livros para
pesquisa, computadores, internet, revistas, papéis diversos, giz de cera, lápis
de cor, cola, canetas, lápis, tesouras, CD, pen drive, projetores, caixa
acústica, etc.. Os professores deverão elencar outras a partir das atividades
propostas.
9-
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de modo processual,
com vista ao estímulo a autonomia do aluno, ao trabalho colaborativo, para
tanto, serão observados e registrados o envolvimento dos alunos em atividades
individuais e em grupo. Considerar-se-á, também: argumentação, presença as
aulas/atividades, criatividade nas atividades, qualidade textual,
interpretação, raciocino lógico, proposições correntes.
10- ANEXOS
TEXTO INFORMATIVO
De
acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos
portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi
colonizado e governado por Portugal).
Nesta
época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses,
chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica
típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas
quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de
onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da
Península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na
Espanha.
Todos
estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos
aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes
europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em
cada uma delas.
A história de São João
O mês de junho é muito
animado, pois se comemora algumas datas importantes:
- 13 de junho- dia de Santo Antonio
- 24 de junho- dia de São João
- 29 de junho- dia de São Pedro
São festas juninas, dias
de muita alegria!
As pessoas se divertem com
roupas típicas da roça, cantam e dançam a quadrilha.
Os terreiros são
enfeitados com bandeirinhas coloridas e fogueiras.
Montam-se barracas com
comidas típicas, como por exemplo: pamonha, canjica, milho verde cozido e
assado, batata-doce, pipoca, cocada, etc.
As pessoas também fazem
diversas brincadeiras e adivinhações e é uma festa rodeada de animação.
As festas juninas são
acontecimentos folclóricos populares, muito tradicionais em todo o país,
principalmente na Região Nordeste.
Músicas de São João
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.
CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.
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