PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL Mª DE NAZARETH-ENS.FUNDAMENTAL
Rua: Ana de Barros, 161 –
Bairro São José
Blog:
escolamariadenazareth1.blogspot.com
"PROJETO LOGOTIPO DA ESCOLA"
JARDIM DE PIRANHAS/RN
2017
1 - JUSTIFICATIVA
Este projeto tem
por finalidade levar os alunos a conhecer e valorizar a história da escola
Maria de Nazareth, sua criação, a fim de resgatada através de atividades que despertem
o interesse dos educandos.
A criação do
Projeto brasão visa enfatizar a importância da história da escola para a cidade
na construção de ideais educativos, valorização do saber através da escola. O
processo de criação do Projeto surgiu a partir da necessidade de dar uma
identidade à escola Maria de Nazareth, através de um brasão que defina os
ideais de educação que a escola construiu ao longo de sua existência.
Sedo
assim, a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento da
história e as principais manifestações culturais existentes em seu meio, se
relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar
abordar a necessidade de se trabalhar a temática, fornecendo informações
relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus
conhecimentos sobre a escola.
Quando o aluno
entra em contato com a história de forma prazerosa, pode desenvolver-se e se
tornar mais participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao
objeto de estudo.
2 - OBJETIVOS
·
Conhecer a história e criação da escola;
·
Criar os símbolos e o significado de cada um que
passarão a compor o brasão da escola;
·
Perceber os cuidados necessários
à preservação história da escola;
·
Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·
Promover
e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos;
·
Levar a criança a valorizar a escola e identifica-se como parte
desta;
·
Estimular o raciocínio, a linguagem, a
escrita e a atenção;
·
Enriquecer a vivência, a convivência e a
cidadania.
3 - META
O projeto tem como
meta construir um brasão que identifique a instituição, estimulando os alunos e
toda comunidade a desenvolver o gosto e o prazer pela história da mesma através
do interesse revelado em sua trajetória e nos registros.
4 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As
propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas durante todo o período de execução e envolverão as seguintes
atividades:
·
Levantamento da
história da instituição;
·
Planejamento das
ações em sala de aula;
·
Levantamento das
principais características que a representa;
·
Apresentação do
Projeto a comunidade escolar;
·
Planejamento das
ações em sala de aula;
·
Apresentação do
Projeto a comunidade escolar;
·
Rodas de conversas
sobre a escola;
·
Exposição oral e
escrita de registros, textos informativos, fotos e etc.;
·
Gincana;
·
Reescrita de
textos;
·
Produção de
desenho;
·
Oficinas de leitura;
·
Debate sobre leitura;
·
Oficinas.
5 - RECURSOS HUMANOS
·
Professores
lotados na escola;
·
Professores
do 1º ao 5º ano e da EJA;
·
Alunos do 1º ao 5º Ano e da EJA;
6 - NORMAS PARA CRIAR O BRASÃO DA
ESCOLA:
1. Deverá ser conhecida e estudada a história da Escola Maria de Nazareth.
2. Os símbolos deverão ser exemplos da escola ou de ensino aprendizagem.
3. Utilizar até 4 cores e não usar cores chamativas.
4. Evitar a configuração da Bandeira Brasileira.
5. Use a criatividade.
6. O aluno poderá ter ajuda da família mas a premiação e o nome do vencedor será dado ao aluno que entregar a criação.
7. A premiação será um kit escolar.
1. Deverá ser conhecida e estudada a história da Escola Maria de Nazareth.
2. Os símbolos deverão ser exemplos da escola ou de ensino aprendizagem.
3. Utilizar até 4 cores e não usar cores chamativas.
4. Evitar a configuração da Bandeira Brasileira.
5. Use a criatividade.
6. O aluno poderá ter ajuda da família mas a premiação e o nome do vencedor será dado ao aluno que entregar a criação.
7. A premiação será um kit escolar.
7 - AVALIAÇÃO
Ocorrerá ao longo
de execução do projeto. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto
haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e
professores nas atividades propostas que serão registradas nos arquivos das
salas de aula e nos documentos da escola.
SEVERINO, Antonio Joaquim.
Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
Caderno
AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo
Horizonte: Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000. Edição
Especial.
SOARE, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social.
São Paulo, Ática, 1986.
Revista
Nova Escola. Ed. Abril. Dez/2005.
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