Nossa missão é tornar esta escola um instrumento de aprendizagem, harmonia, organização e trabalho.

PROJETO: LOGOTIPO DA ESCOLA





PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL Mª DE NAZARETH-ENS.FUNDAMENTAL
Rua: Ana de Barros, 161 – Bairro São José
Blog: escolamariadenazareth1.blogspot.com


"PROJETO LOGOTIPO DA ESCOLA"







JARDIM DE PIRANHAS/RN
2017

1 - JUSTIFICATIVA


Este projeto tem por finalidade levar os alunos a conhecer e valorizar a história da escola Maria de Nazareth, sua criação, a fim de resgatada através de atividades que despertem o interesse dos educandos.
A criação do Projeto brasão visa enfatizar a importância da história da escola para a cidade na construção de ideais educativos, valorização do saber através da escola. O processo de criação do Projeto surgiu a partir da necessidade de dar uma identidade à escola Maria de Nazareth, através de um brasão que defina os ideais de educação que a escola construiu ao longo de sua existência.
 Sedo assim, a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento da história e as principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a necessidade de se trabalhar a temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos sobre a escola.
Quando o aluno entra em contato com a história de forma prazerosa, pode desenvolver-se e se tornar mais participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo. 


2 - OBJETIVOS
·         Conhecer a história e criação da escola;
·         Criar os símbolos e o significado de cada um que passarão a compor o brasão da escola;
·         Perceber os cuidados necessários à preservação história da escola;
·         Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·         Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos;
·         Levar a criança a valorizar a escola e identifica-se como parte desta;
·         Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção;
·         Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.


3 - META

O projeto tem como meta construir um brasão que identifique a instituição, estimulando os alunos e toda comunidade a desenvolver o gosto e o prazer pela história da mesma através do interesse revelado em sua trajetória e nos registros.


4 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

       As propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas durante todo o período de execução e envolverão as seguintes atividades:

·         Levantamento da história da instituição;
·         Planejamento das ações em sala de aula;
·         Levantamento das principais características que a representa;
·         Apresentação do Projeto a comunidade escolar;
·         Planejamento das ações em sala de aula;
·         Apresentação do Projeto a comunidade escolar;
·         Rodas de conversas sobre a escola;
·         Exposição oral e escrita de registros, textos informativos, fotos e etc.;
·         Gincana;
·         Reescrita de textos;
·         Produção de desenho;
·         Oficinas de leitura;
·         Debate sobre leitura;
·         Oficinas.


5 - RECURSOS HUMANOS


·         Professores lotados na escola;
·        Professores do 1º ao 5º ano e da EJA;
·        Alunos do 1º ao 5º Ano e da EJA;

6 - NORMAS PARA CRIAR O BRASÃO DA ESCOLA:

1. Deverá ser conhecida e estudada a história da Escola Maria de Nazareth.

2. Os símbolos deverão ser exemplos da escola ou de ensino aprendizagem.
3. Utilizar até 4 cores e não usar cores chamativas.
4. Evitar a configuração da Bandeira Brasileira.
5. Use a criatividade.
6. O aluno poderá ter ajuda da família mas a premiação e o nome do vencedor será dado ao aluno que entregar a criação.
7. A premiação será um kit escolar.





7 - AVALIAÇÃO

Ocorrerá ao longo de execução do projeto. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades propostas que serão registradas nos arquivos das salas de aula e nos documentos da escola.



8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994. 
Caderno AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte: Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000. Edição Especial.

 SOARE, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
Revista Nova Escola. Ed. Abril. Dez/2005.

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