Nossa missão é tornar esta escola um instrumento de aprendizagem, harmonia, organização e trabalho.

PROJETO MEIO AMBIENTE



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL Mª DE NAZARETH-ENS. FUNDAMENTAL
RUA: ANA DE BARROS, 161 – BAIRRO SÃO JOSÉ


PROJETO MEIO AMBIENTE
O futuro do Planeta está em nossas mãos!

 

JARDIM DE PIRANHAS-RN
JUNHO - 2016





1. JUSTIFICATIVA

         Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, má destinação do lixo, entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o Meio Ambiente está transformando nosso Planeta em um local perigoso para a Vida de um modo geral.
         Os índios amazônicos, em uma de tantas de suas cartas à sociedade branca, nos alertam que “Quando a última árvore cair derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado; só então vocês se darão conta de que dinheiro é coisa que não se come.” Está mais do que na hora desta sabedoria ser resgatada, para que possa ser devidamente respeitada, compreendida e apreendida, pois há muito que aprender com quem sabe conviver harmonicamente com a natureza.
         Como professoras e professores, precisamos capacitar nossos alunos a fazer a devida leitura do mundo em que estamos todos inseridos. Após terem as ferramentas conceituais necessárias para fazerem esta leitura, os estudantes da Escola Maria de Nazareth poderão tomar uma posição sobre as questões relacionadas ao Meio Ambiente, e a partir dessa posição, agir como cidadãos e cidadãs para mudarem o que julgarem que está errado. Acreditamos que, urgentemente, a Escola deve impulsionar esta mudança. 
            A partir dos questionamentos acerca do Meio Ambiente, poderemos olhar com mais ênfase as questões relativas ao Rio Piranhas, como fonte essencial para a nossa população e demais que necessitam deste recurso para sua sobrevivência.

2. OBJETIVO GERAL

          Perseguimos como Escola o objetivo geral de formar cidadãos e cidadãs que transformem de forma positiva aspectos insatisfatórios da realidade. Hoje, nos sentimos, mais do que nunca, na obrigação de trabalhar com um maior aprofundamento o tema do Meio Ambiente, devido às razões apresentadas na Justificativa.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- integrar as diferentes disciplinas e séries de nossa Escola, promovendo relações entre elas, no esforço de romper as barreiras que fragmentam o conhecimento, os professores e os alunos;
- fazer do aprendizado fonte de prazer e de saber significativo, promovendo no aluno e no professor vontade de ensinar e de aprender;
- mostrar à comunidade escolar a necessidade de preservar o Rio Piranhas, para que todos possam fazer uso racional de seus recursos;
- fazer com que os alunos e os professores se apropriem e se aprofundem dos diversos conceitos, fatos, notícias, tecnologias etc, relacionados ao Meio Ambiente, para poderem ser mais eficazes em suas ações de transformação da realidade, afinando o senso crítico e a capacidade de ação de todos os envolvidos;

3. ATIVIDADES
3.1.ATIVIDADE GERAL: SÉRIES INICIAIS
- Culminância do Projeto aberta será na terceira semana de junho, onde faremos a exposição dos trabalhos. Para esta ocasião, as turmas do 4º e 5º Ano deverão pensar nas apresentações neste dia. . As turmas do Nível IV ao 1º Ano farão a exposição dos trabalhos produzidos em sala,
 expondo todo o trabalho produzido em sala de aula, fotos, desenhos, maquetes, teatro, música, experimentos científicos, enfim, tudo o que foi pesquisado será mostrado neste dia, bastante esperado para os alunos da escola.
O tema do projeto Meio Ambiente será “O futuro está em nossas mãos” e será subdividido em subtemas assim distribuídos:
Níveis IV e 1º Ano: O Brinquedo e o Meio Ambiente;
2º Ano: O Ar;
3º Ano: O Solo;
4º Ano: A Água;
5º Ano: Resíduos.
3.2.ATIVIDADES ESPECÍFICAS
3.2.1.Séries Iniciais
- Visita guiada ao lixão da cidade e ao local de captação de água da CAERN;
- Exploração da flora e fauna locais, escuta de lendas indígenas e populares sobre as árvores, apreciação da natureza e o bem-estar que ela nos proporciona;
- Confecção de objetos, brinquedos com material reciclado;
- Plantio de plantas medicinais: plantio de sementes de plantas medicinais em garrafas pet.
 - Construção de objetos de material reaproveitável e reciclável (cestinhas de garrafa PET, murais de jornal, brinquedos e floreiras);
- Fotografar (digital ou não) em nossa região 5 fotos de exemplos de acúmulo de lixo na rua, 5 fotos de exemplos de natureza e de 5 exemplos de “lixo no lixo” (correto). A equipe deverá colocar o endereço em cada foto foi tirada. Trazer em pen drive, CD, cartão de memória ou enviar por e-mail para a escola, para serem expostas na entrada da escola;
- Confecção de painel (ou cartaz) explicando o que vai em cada lixo (dizer o tipo de lixo e exemplos de lixo que devem ser colocados nele);
- Utilização de lixeiras seletivas para a separação do lixo produzidos em sala de aula;
- Criar um Poema sobre o Meio Ambiente;
- Confecção de faixas para uma passeata que será feita pelo bairro, em prol do Meio Ambiente;


3.3. ATIVIDADES POR DISCIPLINA

CIÊNCIAS
- Estudo das formas de tratamento de lixo no Brasil e em Jardim de Piranhas e entender os problemas causados por nossos maus hábitos;
- Construção de capachos de madeira (tapete), com tampinhas de garrafa ou pedaços de madeira, para colocar na entrada da Escola;
- Construir um filtro de água caseiro;
- Confeccionar armadilhas para o mosquito da dengue com garrafas PET;
- Organizar uma pequena mostra dos locais poluídos x locais preservados da cidade. 

MATEMÁTICA
- Estudar e interpretar as contas de água e luz, bem como algumas formas de mudar a rotina para reduzi-las e economizar água e luz.

LÍNGUA PORTUGUESA
- Lendas indígenas: estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações indígenas brasileiras. Atividade: montar um livro ilustrado com lendas indígenas brasileiras e pesquisar sobre o assunto;
- Confecção de Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente. Pesquisa na internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa;
- Pesquisar as formas mais comuns de poluição e higiene pessoal (lixo, falta de higiene pessoal, pestes, etc.)
- Pesquisar os riscos que a poluição do rio pode causar nas pessoas;
- Pesquisar quais doenças afetam a população quanto os riscos de consumo de água poluída;
- Pesquisar junto a secretaria de saúde dados sobre o número de pessoas com CA (câncer) em nossa cidade;
- Produção de folders sobre coleta seletiva no bairro, com horários, telefones e orientações de como separar o lixo;
- Leitura e interpretação de charges sobre o Meio Ambiente, criticando a relação lucro x natureza. Produção de charges dos alunos que tratem sobre o tema;
- Pesquisa sobre a produção excessiva de Garrafas Pet e as consequências disso para o Meio Ambiente;
- Pesquisa sobre os danos à saúde causados pelos Refrigerantes. Leitura e interpretação de rótulos de Refrigerante. Produção textual: rótulos de bebidas naturais e outdoors de propaganda dessas bebidas;
- Produção textuais contendo diversas notícias relacionadas com ecologia e questão indígena;
- Exposição através de fotos sobre o lixo em nossa cidade e do rio.

EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisa e confecção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis;
- Pesquisa e confecção de Caleidoscópios com materiais recicláveis.

HISTÓRIA
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes, banners e maquetes sobre a História e a Cultura dos Índios Brasileiros e do Rio Grande do Norte;

GEOGRAFIA
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes sobre a localização geográfica das diferentes nações indígenas;
- Estudo, pesquisa e produção de cartazes, banners e maquetes sobre a questão da destinação do lixo em diversos cidades do Brasil.

4. AVALIAÇÃO

          Os alunos serão avaliados por seu envolvimento com o Projeto por cada professor em sua turma dentro da proposta que é colocada. A avaliação é processual, com acompanhamento dos professores do envolvimento, aprendizagem e compromisso dos alunos. Na culminância do Projeto, será possível avaliar o final do processo, percebendo o que foi realmente aprendido através das apresentações dos alunos aos visitantes, além da qualidade dos trabalhos expostos.


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